segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A contrução do Lar - Parte III



“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser”. 1 João 3:2
A construção do ser é uma obra que somente terminará quando chegarmos no céu. Mario Sérgio Cortella afirma que somos uma obra inacabada, nós não nascemos prontos, ou como afirma Carl Rogers “tornar-se uma pessoa”! Porque vamos nos desenvolvendo, amadurecendo, obtendo experiência com o passar dos anos.
A própria Bíblia diz: “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito”. II Coríntios 3:18. Se a cada dia somos transformados a imagem de Cristo, isto nos mostra que estamos em desenvolvimento, por isso, João afirma que ainda não somos o que devemos ser.
Logo o terceiro passo para a construção da família é “tornar”. Porque sem os dois primeiros que são: deixar e unir, dificilmente os dois tornarão uma só carne. Porque o relacionamento será marcado pelo egoísmo. E como consequência a anulação de uma pessoa.
Quando os dois estão dispostos a lutarem para ter uma família, respeitando os sentimentos um do outro. A personalidade de um não é esmagada pelo outro. As identidades são mantidas e se combinam para formar uma relação completa, estamos desta forma nos tornando uma só carne.
Porque ambos consideram o outro importante na relação. As opiniões são ouvidas, os sentimentos são respeitados. Isto é tornar, este é o desafio de toda a família. Porque encontramos famílias que passam tranquilamente pelos dois primeiros passos, mas não conseguem respeitar o terceiro passo.
Muitas pessoas entendem o “tornar um”, de forma errada e egoísta. E acham que a vontade dele sempre tem que favorecer. E se esquecem de ouvir cônjuges, filhos que pertencem a esta mesma família. Às vezes tem decisões para tomar como mudar de cidade, uma pessoa faz a decisão pela família toda. Não consultam os outros membros da família, para saber se todos estão de acordo com a decisão a ser tomada.
O resultado disto é que podem enfrentar muitos problemas familiares. A Bíblia diz: “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos”. Colossenses 3:15.
Sabemos que Deus está conosco e nos ajudará a tornar um. Por isso a cada dia lembre-se de que as pessoas da sua família são importantes!