quinta-feira, 5 de março de 2009

A oração sobre o ponte de vista de Deus






Existe um filme que assisti no ano passado, é gênero policial tem alguns filmes neste estilo que gosto, como por exemplo gosto muito do seriado Jack Bauer, e dentro desta linha como eu ia dizendo assisti um filme que o nome dele é “Ponto de Vista”, se você gosta do seriado 24 horas eu tenho certeza que talvez você goste deste filme.
Neste filme mostra um atentado ao presidente dos EUA e durante o filme para descobrir que é o assassino, vários pontos de vista do fato são mostrados até chegar na descoberta dos envolvidos.
Assim creio eu que podemos pensar inúmeras situações sobre a oração. Podemos imaginar que a oração serve para muitas situações, se eu perguntar aqui, para cada um de vocês tenho certeza que podemos ter varias respostas.
Quais são as situações que o levam a orar mais, revelam como você enxerga de fato a sua vida de oração. Ou seja, se na sua vida você só se prostra em oração quando financeiramente você não está bem, então logo, para você a oração não passa do que mera petição a Deus para livrá-lo do sufoco.
Agora eu pergunto a você o que é uma vida poderosa de oração. Quando falamos que alguém tem uma oração poderosa, oração forte. É porque entendemos que quando ela ora por alguém, logo aquela pessoa é curada. E o não é verdade? Dentro do nosso entendimento sobre oração, enxergamos como uma conversa que Deus se inclina para me tirar do lamaçal da enfermidade, da divida, da miséria.
Agora a questão é como Deus enxerga a oração? Qual o ponto de vista de Deus sobre oração? Quando o apostolo Paulo disse: “orai sem cessar”, e creio que na Bíblia está a Palavra de Deus, então é Deus dizendo para nós, olha não cessem de orar. Porque? O que ele pensa sobre a oração?
Lucas 11:2-4

Relacionamento
Lucas quando utiliza Pai, ele utiliza a mesma expressão de Romanos 8:15. Sabe é de uma criança que se relaciona com o Pai, que diz olha Paizinho, meu querido. A idéia de uma criança que se encontra com o Pai, e diz pai querido que bom que estou aqui com o Senhor. E corre aos braços deste pai. Porque se relaciona com amor, tem uma familiaridade, uma aproximação, um relacionamento estreito com este Pai. E quando esquecemos que o que Deus pensou sobre a oração, é relação entre nós e Ele. E muitas vezes chegamos em oração começamos a falar, na verdade corrigindo, começamos a pedir, pedir, pedir e quando acabamos a oração, se é que podemos dizer que é uma oração, levantamos justamente na hora em que Deus vai falar. Quando você se ajoelhar, sentar, deitar, ficar em pé para orar, lembre-se que é uma oportunidade de relacionamento e espere Deus falar com você.

Conhecimento
Quando ele expressa “santificado seja o seu nome”. È um reverencia em saber que Deus é Santo, e passamos a tratá-lo com este conhecimento, de quem é Deus. E através do relacionamento com Deus a cada dia vamos conhecendo. Jesus em sua oração em João 17:3, disse que te conheçam a Ti como o único Senhor. Quer dizer que ao entrar em contato com o Senhor eles possam perceber que é o Senhor é de fato. Porque conhecemos os nossos amigos a medida que vamos nos relacionando com eles. E quando eu começo a enxergar que a oração não é só petição, então vamos conhecendo este Deus, e com certeza a medida que conhecermos a Deus, jamais vamos nos desviar ele, pois Ele é digno.