quinta-feira, 10 de julho de 2008

Nós somos apenas servos...

Eu tenho escutado muito de alguns pregadores dizer que "Temos que determinar a nossa cura", ou "eu não aceito isto". E existem alguns casos em que as pessoas só faltam colocar o dedo no nariz de Deus e dizer que Ele tem o dever de fazer aquilo que pela sua fé estão determinando fazer. Outros até por falta de sabedoria financeira se envolvem em dividas começam a dar o dízimo e então passam a "fazer prova de Deus", só porque entregam o dízimo. Dizendo que Deus tem que o dever de tirá-lo do vermelho.
Vejo que a ordem está errada quanto a isso. Nós somos apenas servos de Deus, e Deus não é nosso servo. Creio que o grande problema está em não entendermos uma doutrina básica sobre a Soberania de Deus. Quando eu leio sobre a narrativa da criação eu vejo a soberania de Deus bem expressa neste texto de Genesis 1.
Deus por sua livre vontade decidi fazer a humanidade, mesmo que as circustâncias ou o seu plano pareça dar errado. Porque também não creio que Deus errou, porque Deus não erra! Ele apenas decidiu fazer independente do homem obedecê-lo ou não. Porque decidir é uma caracteristica da soberania de Deus, em fazer aquilo que planejou desde o início. Em Isaias 41:13 diz "agindo eu quem impedirá?". Se Deus decidiu fazer ninguém pode impedir sua ação. Nós não temos poder de decisão porque até planejamos viajar, comprar uma roupa nova, um carro zero, mas para que este planejamento, ou este sonho possa acontecer, está dependendo do quanto temos em dinheiro, ou do valor do nosso salario para fazermos um financiamento. Nossas decisões dependem das circustâncias que nos cercam. Então não temos esta soberania de podermos decidir o que queremos. Ao contrário do nosso Deus "que lhe faz tudo quanto lhe agrada", conforme diz o Salmo 115.
Por isso ao invés de colocarmos Deus na parede, se é que de fato podemos fazer isto, nós devemos orar como o apostolo Tiago diz em sua carta, "antes de falarmos que vamos morar em outra cidade, ou entrar em um novo empreendimento, devemos orar e dizer: Se Deus quiser faremos isto ou aquilo, moraremos naquela ou nesta cidade". Porque o poder de decisão não pertence a nós e sim a Deus, o Soberano, nós somos apenas servos!

Na graça de Cristo,

Pr. Carlos Alberto