segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Qual o seu legado?

Semana passada na minha devocional Deus chamou minha atenção quanto a um texto. O rei de Judá Jeorão fez o que era mau aos olhos de Deus, e a Bíblia disse que ele morreu "Quando morreu, ninguém sentiu falta dele", agora será que vamos um dia deixar saudade? Porque é um texto que me fez refletir e ainda estou, escrevo para registrar na verdade o que é Ele tem falado ao meu coração quanto a isso. E após estas reflexões creio que passarei as pessoas que pastoreio através de uma nova série de mensagens no mês de Outubro.
Mas encontrei pessoas que também tiveram bom testemunho, o exemplo disso que antes de Jeorão, teve o rei Josafá pelo qual Deus se agradou dele. E vemos no relato de Atos que Davi viveu e serviu os propósitos de Deus na sua geração. O mais importante deste relato encontrei em Paulo quando ele diz em uma de suas cartas a Timóteo: "combati o bom combate, encerrei a carreira e guardei a fé". Vejo alguém que está percebendo que está velho, e que agora ao olhar para trás está ao contrario do relato de Eclesiastes 12. Paulo é uma pessoa que ao chegar "aqueles dias", diz que teve muito prazer na vida.
E ele viveu e deixou saudades tanto que suas cartas são lidas não somente na Igreja de Laodiceia, Corinto, Filipos, mas em muitos lugares quase dois mil anos depois de sua morte. Alguém que deixou saudade. Diria alguém que deixou um legado. Legado vem do latim que significa legatum que quer dizer "um donativo deixado em testamento para outra pessoa". Então qual é o seu legado? O que você tem deixado para a próxima geração?
Creio que daqui para frente é sobre isto que quero escrever um pouco, tendo por base uma reflexão bíblica sobre esta pergunta. Encontrando uma reposta de Deus para que possamos deixar algo bom para as próximas gerações. Até porque como escreveu Cortella, em seu livro "Não nascemos prontos", estamos desacreditando na próxima geração, porque as noticias são: "acabará a água potável no mundo"; "algumas cidades litorâneas vão desaparecer"; "o mundo não tem mais solução", como estas crianças de hoje terão motivação para viver, a não ser querer as coisas hoje, porque amanhã não existirá mais. Vamos aproveitar bem o dia de hoje "carpe diem". 
Está diante de cada um de nós deixarmos um bom legado para a próxima geração, e o que podemos deixar é o que estou procurando a luz da Palavra de Deus.
Convido você a juntar-se comigo nesta jornada!
No amor e na graça de Cristo.


CASM