quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A construção do lar - Parte II



“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”. Provérbios 16:3

Deus criou a família e tem um plano muito especial para ela. Ela a criou com um objetivo, e vimos que é preciso deixar para poder unir a uma pessoa e constituir uma família, pois somente quem deixa consegue dar o próximo passo para construir.


Unir
Este é o segundo passo na construção da família. Pois se a pessoa ainda não “deixou seu pai e sua mãe”, não será capaz de unir-se a outra pessoa. Porque sempre estamos emocionalmente unidos a uma pessoa. E para desfrutarmos de uma total relação interpessoal, precisamos ter união.
Porque na união conseguimos realizar muitas coisas. A Bíblia diz: É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. Eclesiastes 4:9-12
Podemos ir mais longe quando caminhos com uma pessoa ao nosso lado. Podemos fazer mais quando temos um companheiro, este é um dos benefícios da união. Podemos ter os sonhos realizados com a ajuda um do outro. Com o esforço de cada parte os alvos são alcançados com menos trabalho.
O segundo benefício da união é a companhia, como é bom poder contar com minha esposa quando preciso de ajuda e de compreensão. Existem situações que jamais alguém compreenderia, a não ser que seja o nosso cônjuge. Aqueles momentos que mais precisamos de alguém, muitos amigos fogem, mas quem fica do nosso lado são os familiares, por causa da união!
O terceiro benefício é compartilhar. Na família podemos compartilhar nossos sonhos e expectativa, medos, vitórias, fracassos. Porque precisamos que alguém esteja disposto para nos ouvir, e eu esteja disposto a dar atenção que o outro merece. Como é bom saber que quando chegarmos em casa teremos alguém pronto para nos ajudar, e disposto a ouvir o que tenho a dizer. Assim também como é triste saber que existem famílias onde os sentimentos não são compartilhados, com certeza não há união. E creio que onde existe união há vida, porque a Bíblia diz: Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre. Salmos 133:1,3.
Se desejo que Deus mande vida para a minha casa é preciso nos unir cada dia mais!