terça-feira, 24 de junho de 2008

E Jesus chorou

Às vezes temos medo de chorar. Principalmente nós homens porque fomos educados e crescemos com um paradigma, de que “homem não chora”. E com isto muitas vezes mal sabemos lhe dar com as nossas emoções. Por isso temos tanta dificuldade na vida. Por isso também a recomendação bíblica aos maridos “amai as suas esposas”, nos avisando que precisamos sentir mais.
Assim somos nós em relação ao nosso Deus por pensar que Ele está muito longe dos nossos problemas, achamos também que ele não sente as nossas dores. E mais uma vez em João 11:35, este texto eu não vejo simplesmente uma prova da humanidade de Jesus, ou como uma curiosidade bíblica, de que é o menor texto da Bíblia, mas principalmente em mostrar que Deus sente as nossas dores.
Quando Jesus olha ao redor e ao ver Maria, e os judeus em pranto, por causa da dor e sofrimento da perda de Lazaro, ele ficou muito comovido e também chora. Creio que a maior dor que um ser humano pode enfrentar é o luto. Diante disso mesmo sabendo o que iria fazer, mesmo sabendo que ressuscitaria a Lazaro, que daria a vida a ele novamente. Jesus chora.
Chora porque sente as nossas dores. Ele poderia muito bem “dizer parem de chorar porque eu vou ressuscitar a Lazaro, e vocês verão isso agora”. Mas não, o Deus Emanuel chora conosco porque se importa com nossas dores e sofrimentos, em Hebreus 4:15, 16 diz: “não temos um sumo sacerdote que são como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas...por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino...ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda”
Como diz o Profeta Isaias, porque ficamos dizendo a nós mesmos que Deus não se importa conosco, apenas devemos crer que ele nos dará forças para prosseguir, e fará ressuscitar novamente a vida plena que precisamos para prosseguir nossa caminhada com Ele.


Na graça e no amor de Cristo,

Pr. Carlos Alberto