sexta-feira, 24 de junho de 2011

Como vai sua família?

Parece uma pergunta simples que de imediato somos tentados a responder: “tudo está bem”. Mas gostaria que você não respondesse de imediato, mas que antes de responder fizesse uma reflexão como está sua família. E quero ajudá-lo fazendo algumas perguntas, e depois de uma reflexão, pode dar a sua resposta:
Como está o seu cônjuge? Você já parou para pensar como ele está emocionalmente? Se o que você tem dado de atenção, amor, carinho e respeito é o que realmente ele(a) precisa? Quantos casamentos existem somente de fachada. Quantas pessoas fingem que estão bem, quando na verdade não estão. O relacionamento conjugal na vida de muitas pessoas não existe há muito tempo. Vivem como dois irmãos, ou amigos que por causa das outras pessoas fingem que estão casados. O casamento que Deus quer que tenhamos não é de fachada, porque diante Dele nada é escondido. Mas o que Ele deseja é aquele que visa o outro em primeiro lugar. E somente faz isto que entendeu o que é o amor. Porque o apóstolo Paulo escrevendo sobre o amor em I Coríntios 13 disse que “o amor não é egoísta”. Ele não busca somente a sua vontade, e acaba anulando o outro. Na verdade quem ama, acaba por escolha anulando a sua própria vontade em beneficio do outro. Quantas vezes você abriu mão da sua vontade em beneficio do seu cônjuge? Construa, reconstrua o seu casamento por meio de um amor verdadeiro que busca alegrar e satisfazer o outro.
Como está o seu filho? A responsabilidade de educar e ensinar o caminho do Senhor está sobre os pais. Mas será que você tem feito isto como pai ou mãe? Você sabe o que seu filho assistiu na TV esta semana? Ou quais os sites que ele visitou na internet? Quem são seus amigos? Se eles estão na fase da adolescência como está a questão do namoro, sexualidade, drogas? Para isto é preciso tempo para estar com seu filho. Pais passam tempo procurando o recurso financeiro para sustentar os filhos, e por causa disso deixam o que é mais importante, ensinar. Ensinar a vida, ensinar as coisas acerca de Deus, ensinar a amar. Deus chamou os pais para ensinar. Você tem ensinado o seu filho? E ensinando o que? Porque algo ele tem aprendido com você.
Perguntas nos ajudam a ver onde estamos como pessoa, e também encontrar resposta. Por isso toda vez que alguém perguntar para você: “como está sua família?”, mesmo que você não responda toda a sua situação, mas você pelo menos parou para analisar se tudo em casa está bem mesmo. E lembre-se: “o amor une perfeitamente todas as coisas”. Ame seu cônjuge, ame seus filhos, e principalmente ame a Deus!
No amor e na graça de Cristo,