terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mergulhe sete vezes!



Há sete semanas começamos uma campanha de oração, na Igreja que tenho o prazer de ser pastor, porque tínhamos e ainda temos, e quero saber qual a Igreja que não tem desafios, porque creio eu não existir a Igreja Perfeita que não tem problema e nem desafios a vencer.
E nos colocamos diante de Deus em oração suplicando e pedindo que Ele ouvisse o nosso clamor e durante estas sete semanas Deus ministrou ao nosso coração fé, certeza de que Ele sempre está conosco e durante estes dias vou colocar aqui no meu blog que atualizo diariamente....rs (claro que não tenho feito isso), estas mensagens para fortalecer a sua fé e vamos começar com a primeira que foi sobre Naamã
O que vamos refletir que você não deve desistir nunca, mesmo que pareça demorado. Mesmo que não está sendo como você quer. Por isso vou pedir para você ler o texto de II Reis 5:9-19.
O que eu aprendo nesta narrativa da cura de Naamã são algumas lições preciosas para permanecemos firmes no Senhor e crer que Ele é o Senhor mesmo em meio a enfermidades, problemas que surgem na nossa vida. E assim eu entenda que é necessário mergulhar sete vezes no Jordão porque eu vou entender algo:
1. Ninguém é livre de enfrentar um problema.
Quantas vezes eu me perguntei e tenho certeza que você também se perguntou: “Por que isto está acontecendo comigo?”, “Porque o Senhor deixou isto acontecer”.
E até argumentamos, falando que temos trabalhado para Deus. A minha vida é certa diante das pessoas. Você pode até me dizer: “Pastor eu nunca fiz nada de errado, para que recebesse este castigo das mãos de Deus”.
Eu gostaria que você lesse comigo, porque existem alguns versículos que não lemos, mas que são importantes para nosso entendimento. Versículo 1
Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o SENHOR dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.

Às vezes somos levados a crer que diante de Deus somos inatingíveis em relação a problemas, que por estarmos fazendo aquilo que Deus quer, não enfrentaremos nenhum tipo de problema.
Naamã como você pode ver era um homem integro, e Deus deu a ele uma vitória. Mas isto não era motivo para Deus livra-lo de angustias e problemas, e era um grande problema, ele era leproso.
Os problemas batem a porta, na minha casa, na sua, na casa do seu vizinho, porque talvez você possa pensar. Aquela pessoa não tem problema olha o que ele é, ou o que ele faz, onde trabalha.
Naamã era um homem de sucesso, mas somente ele e sua família sabia o problema que enfrentavam, talvez você no seu trabalho é excelente, mas somente você sabe no seu intimo a dor que você enfrenta.
Então eu gostaria que você entendesse não é porque Deus não ama você, Ele o ama muito, muito mesmo, você é muito amado por Deus. Mas não somos livres de problemas.

2. Não espere que Deus vai resolver a sua maneira.
Uma outra lição neste texto, é que muitas vezes na vida queremos que as coisas aconteçam da nossa maneira, a prova disso, é que fazemos um planejamento de vida, a data das férias, orçamento doméstico, o que vamos fazer no final de semana, o que vamos fazer amanhã
Queremos que tudo ocorra como planejado se algo sai do nosso controle entramos em desespero. E quando estamos buscando uma solução para o nosso problema começamos a pensar em como Deus vai fazer para resolver nossos problemas. E Naamã pensou da mesma forma:
Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado”. Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: “Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do SENHOR, o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra. Versículo 10,11

E ensinamos a Deus como ele tem que nos curar, ajudar, direcionar. Mas Deus nunca faz do nosso modo. Ele tem o modo Dele agir. Diante dos nossos problemas precisamos deixar Deus agir, e só.
É como o salmista diz:
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações, serei exaltado sobre a terra. Salmo 46:10.

3. Mergulhe 7 vezes!
Somos a geração de que tudo tem que acontecer no mesmo instante. Não temos paciência de esperar, queremos plantar hoje pela manhã, colher ao meio dia. Mas as coisas não são bem assim.
Tudo tem um processo. E esta é a outra lição, é que a sua resposta poderá vir somente no ultimo dia da Campanha. Não desanime mergulhe sete vezes no Rio Jordão meu querido.
Porque fico imaginando Naamã, mergulhando uma, duas, três, e tendo que esperar. Quantas vezes ele deve ter perguntado, porque sete, porque não seis? Ou melhor poderia ser uma só.
Pastor a Bíblia não diz que Deus sabe tudo, então porque tenho que pedir? Eu creio que é um teste de fé e obediência. Fé porque você crê que vai ser curado, e obediência porque você faz tudo o que poderia fazer, sem deixar nada.
A resposta pode vir ainda hoje, mas não desista se necessário for mergulhar sete vezes no Rio Jordão, mergulhe as sete vezes. Apenas creia no poder de Deus! Crer é obedecer, você não pode me dizer que crê em Deus senão for obediente a Ele.
O nosso amor é medido pela nossa obediência a Deus, então faça como Naamã
Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança. Vs 14.

4. Apenas agradeça a Deus!
Depois disso meu querido apenas agradeça e engrandeça o nome de Deus! Não agradeça a outros, faça como Naamã:
E disse Naamã: “Já que não aceitas o presente, ao menos permite que eu leve duas mulas carregadas de terra, pois teu servo nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao SENHOR. Versículo 17
Mergulhe o tanto que for necessário, mas nunca se esqueça Deus é contigo!

Na graça e no amor de Cristo,
Pr. Carlos Alberto