terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Lei Moral

Esta semana, trouxe em minha memória uma frase que era dita antigamente pelas pessoas que não freqüentavam uma Igreja Evangélica, que era a seguinte: "Se eu for para Igreja tenho que seguir as leis dos crentes". Confesso que ri muito ao lembrar disto. Por causa do "Evangelho da Graça Barata", nos esquecemos que temos leis a obedecer. Sim, o que quero dizer com isto, é que Deus nos deixou uma Lei para seguirmos.
Isto é muito claro quando lemos a Bíblia, com o interesse de saber o que Deus quer para cada um de nós. Talvez você possa dizer, que Jesus resumiu a Lei em dois mandamentos, e não temos necessidade de lermos o Antigo Testamento. Quero dizer que sim, você deve ler o Antigo Testamento e obedecer as leis instituídas por Deus. As leis que Deus nos deixou divide-se em:
Lei Cerimonial: São as normas deixadas por Deus, dando a forma que eram feitos os sacrifícios, como deveriam ser as festas, os cultos, as reuniões solenes. No Novo Testamento Jesus nos ensina que ele é o "Cordeiro de Deus". O Apóstolo Paulo afirma que não temos mais necessidade de fazermos outros sacrifícios, e o autor de Hebreus fala que Jesus é o sacrifico que agradou completamente a Deus. Por isso ainda mantemos a lei Cerimonial, para manter a reverencia e a ordem no culto que prestamos a Deus, mas agora esta lei está escrita no Novo Testamento.
Lei Civil: esta lei nos diz como devemos ser com o nosso próximo, como vivemos em comunidade, ainda a seguimos até ao dia de hoje, tirando também algumas regras, no qual desenvolvemos na medicina, e na higiene pessoal.
Lei Moral: Esta lei sim, devemos segui-la por completo. Jesus mesmo disse quando expôs a Lei Moral no Sermão do Monte, dizendo: "não vim tirar a lei, mas cumpri-la". 
Mas nos nossos dias o que vemos é que existem muitas pessoas que cumprem muito bem as leis civis e cerimoniais, mas a Moral não. Como entristeço-me ao saber que pessoas não evangelho, justamente por causa de nós, que deveríamos ser os condutores para chegarem perto de Deus, estamos servindo como barreira, devido ao nosso caráter.
Creio que há uma necessidade enorme de voltarmos novamente ao texto de Deuteronômio 5, e pedir a Deus que nos conduza no caminho da santidade. O Evangelho de hoje tem se caracterizado como o Evangelho do Consumo, Investimento Financeiro, da Boa Saúde. Mas não da santidade e devoção total a Deus. Invertemos o texto de II João que diz: "que tua saúde vá bem, como vai bem a tua vida com Deus", para "o importante é que você tenha saúde, dinheiro e entregue o dizimo, santidade agora não, será santo no céu". 
Os olhos de Deus ainda estão a procura de pessoas que o adorem em espírito e em verdade. O adorem porque conhecem este Deus, e que o bem maior dele não é o carro, casa própria, um bom emprego, mas sim  Deus é o maior bem.
Comecei uma séria de mensagens na Igreja que pastoreio com o titulo "Decálogo na Atualidade", justamente para Deus transformar nosso caráter, a cada semana vou compartilhar um mandamento ou dois, para que juntos possamos cumprir aos mandamentos que Ele deixou, afinal Jesus antes de morrer disse: "se guardar os meus mandamentos, saberei que você me ama".
Na graça e no amor de Cristo,
Pr. Carlos Alberto